Sua pequena empresa precisa de um site profissional? Saiba como cria-lo.
- Criar um site profissional de pequena empresa é importante para informar seu público, explicar sua proposta de valor, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas.
- Para construir um site de negócios, primeiro você precisa escolher um nome de domínio e garantir a hospedagem do site. Em seguida, otimize seu site para melhorar seus rankings de mecanismos de busca e impulsionar o tráfego.
- Mantenha seu site atualizado e otimizado para dispositivos móveis. Certifique-se também de que a velocidade do seu site é adequada para melhorar o ranking dos mecanismos de busca.
- Este artigo é para proprietários de pequenas empresas que procuram construir um site ou melhorar em seu site existente.
Não é mais possível ter um negócio, mesmo que venda tijolo e argamassa, sem a presença na internet. Os consumidores recorrem à internet para tudo, desde pesquisa de produtos até localização e horário de funcionamento. Mesmo apenas um site simples e bem projetado pode lhe dar uma vantagem em sua área, e se você tem produtos para vender, seu site pode abrir novos mercados e expandir seu negócio de forma barata e fácil.
O software de design de sites evoluiu para ser fácil para qualquer um usar. Você não precisa saber codificação para desenvolver um site atraente e funcional. Não importa qual programa você use, você só precisa seguir algumas regras básicas e dicas para dar ao seu site uma aparência profissional, facilitar a encontrar e mostrar a sua empresa da melhor forma.
Aqui está nosso guia passo-a-passo para criar um site de negócios de sucesso.
1. Determine o propósito principal do seu site.
Um site de negócios geralmente serve como um espaço para fornecer informações gerais sobre sua empresa ou uma plataforma direta para e-commerce. Seja um site simples que informa um pouco sobre sua empresa ou um site de e-commerce mais complexo, a parte mais importante do site é informar claramente o que sua empresa faz – na página inicial em termos simples.
“Pense na sua experiência específica do usuário e na jornada pela que o usuário passará enquanto navega pelo seu site”, acrescentou Gabriel Shaoolian, CEO da agência de design de sites e marketing digital Blue Fountain Media. “Qualquer que seja o objetivo fundamental do seu site ou qualquer que seja o foco, os usuários devem ser facilmente capazes de alcançá-lo, e o objetivo em si deve ser reforçado à medida que os usuários navegam por todo o seu site.”
Dica: Comece planejando como você usará seu site. Seus esforços de desenvolvimento de site devem se concentrar nesses objetivos.
2. Decida o nome do domínio.
O nome de domínio é uma das características mais importantes do seu site. É a URL que você compartilhará com seus clientes atuais e potenciais e promoverá nas mídias sociais. Portanto, você quer que seja descritivo e fácil de lembrar e digitar. Tente mantê-lo curto, e ficar longe de abreviaturas, siglas e números, se possível, para evitar confusão de clientes.
Você também precisa decidir seu domínio de alto nível ou TLD. Este é o sufixo no final do seu nome de domínio, como .com, .net ou .biz. No entanto, os nomes TLD não tradicionais cresceram nos últimos anos. Esses TLDs podem ser baseados em:
- Genéricos: app.br, art.br, net.br
- Localização: sampa.br, curitiba.br, floripa.br
- Profissionais liberais: adm.br, adv.br, vet.br
- Outros: blog.br, flog.br, vlog.br
Embora estes possam ser descritivos, .com.br ainda é o principal domínio utilizado no Brasil. Ou .com, o mais utilizado mundialmente e o indicado para sites internacionais.
Depois de selecionar seu nome de domínio, você precisará confirmar sua disponibilidade e comprá-lo através de um registrador de domínio. Estes são alguns registradores de domínio populares:
- Registro.br (órgão oficial de registro de domínios .br)
- Hostgator
- Godaddy
- Locaweb
Ao selecionar seu novo nome de domínio, verifique os direitos autorais e tenha certeza de que não está protegido por direitos autorais. Se o seu URL escolhido já estiver em uso, você pode tentar comprar do dono, ou usar um serviço de compra de domínio de uma empresa como a GoDaddy, que entrará em contato com os proprietários do nome de domínio desejado.
Dica: Seu nome de domínio é como os usuários encontrarão seu site, então escolha um relacionado à sua empresa ou serviços.
3. Escolha um provedor de hospedagem.
Todo o site precisa de uma hospedagem – um servidor onde todos os seus dados são armazenados para o público acessar o tempo todo. Hospedar seu próprio site é provavelmente uma despesa muito grande para sua pequena empresa, será preciso contratar uma empresa de hospedagem externa.
Dependendo do seu orçamento, poderá escolher entre duas opções. Um servidor de hospedagem compartilhado, a opção mais barata, e significa que você compartilhará um servidor com outros sites. Ou a hospedagem dedicada, que custa significativamente mais, mas, por outro lado, você terá o seu próprio servidor privado e não terá que competir com outros sites que podem diminuir a velocidade do seu site. Algumas empresas de criação de sites, como nós do O Meu Website, fornecem incluem o serviço de hospedagem em seus pacotes mensais.
Se você procura por opções gratuitas de hospedagem de sites, é importante lembrar que hospedar um site não é de forma alguma gratuita para a empresa de hospedagem. Portanto, eles podem empregar outros métodos, como colocar anúncios de banner em seu site, para compensar a hospedagem gratuita.
À medida que sua empresa cresce, pode ser necessário migrar para um plano com maior suporte de hospedagem, ou até mudar para outra empresa de hospedagem que suporte maior número de acessos no seu site.
Dica: fique de olho no desempenho do seu site e na experiência que seus clientes têm usando seu site para que você possa determinar suas necessidades de hospedagem.
4. Construa suas páginas.
Um bom site é mais do que uma página inicial estática. É necessário criar várias páginas dedicadas a diferentes aspectos do seu negócio, como um catálogo detalhado de seus produtos ou serviços ou uma seção de blog para atualizações da empresa. Quanto ao seu site geral, certifique-se de que cada página contenha o objetivo principal do site, tenha um propósito claro e inclua uma chamada à ação (por exemplo, “saiba mais”, “inscreva-se”, “entre em contato conosco” ou “compre agora”).
Uma página de contato, como o link direto de seus clientes para você, é uma das seções mais importantes de um site, por isso inclua o máximo de informações que puder (número de telefone da sua empresa, endereço de e-mail e localização física, se você tiver uma). Também é aconselhado incluir informações sobre a equipe fundadora ou a equipe em uma página “sobre” para que os clientes vejam nomes e rostos reais atrelados à sua marca.
Se sua empresa ainda não tem um logotipo, contrate um designer gráfico ou crie um logotipo para usar em seu site, cartões de visita e perfis de mídia social. Isso ajudará seus clientes a identificar sua empresa de forma rápida e fácil na internet
Listamos abaixo algumas dicas básicas para ajudá-lo a criar páginas eficientes e ricas em conteúdo para o seu site:
- Seja claro sobre o que seu negócio faz. Informe o que seu negócio faz em uma frase clara e concisa. Os visitantes devem ser capazes de entender o que você faz em segundos assim que entram na sua página inicial. Algumas páginas bem escritas são mais eficazes do que dezenas de páginas mal escritas.
- Coloque botões com chamadas estratégicas para ação. Os botões “CTA”, ou chamadas para ação, tendem a ter melhor desempenho quando correspondem às informações na página. Por exemplo, um botão “compre agora” faz sentido em uma página de produto, mas um botão “entre em contato conosco para saber mais” pode ser mais apropriado na página Sobre Nós. Da mesma forma, uma página listando avaliações de clientes pode ter um botão que leva o leitor aos planos e preços disponíveis.
- Automatize melhorias de velocidade. Configure o máximo de melhorias de velocidade automatizadas que puder. Se você usar um sistema de gerenciamento de conteúdo, a instalação dos plugins certos irá armazenar partes do seu site para que os visitantes não precisem baixar nada mais do que uma vez. Para usuários do WordPress, recomendamos os plugins WP Super Cache ou W3 Total Cache, que compactam arquivos e permitem que os visitantes naveguem em seu site mais rapidamente. Alguns dos aspectos mais técnicos de cache e compactação de arquivos podem exigir a contratação de um especialista em criação e desenvolvimento de site se você não for souber destes aspectos técnicos essenciais para o sucesso do site.
- Evite fotos de baixa qualidade. Fotos de má qualidade podem transformar um site de potencial sucesso em um total fracasso. Opte por utilizar fotos de boa resolução e alta qualidade, que combinem com o seu site e a imagem que quer passar sobre a sua empresa. Boas fotos podem tornar o site visualmente mais apelativo e atrair muito mais vendas. Um dica é usar fotos reais e bem tiradas da sua equipe ou escritório real. Caso não possua boas imagens, recomendamos os sites Unsplash, Pixabay e Pexels, que possuem ótimas fotos, de alta resolução, qualidade e sem direitos autorais.
Em resumo: Construa páginas informativas e envolventes que ofereçam uma experiência positiva ao usuário. Coloque estrategicamente os CTAs para incentivar os usuários a se envolverem em comportamentos específicos, como comprar um produto ou deixar um review positivo sobre o seu serviço.
5. Configure seu sistema de pagamento (se aplicável).
Embora essa etapa não se aplique a todos os sites de negócios, as empresas que quiserem oferecer a opção para os clientes pagarem online precisarão integrar sistemas de pagamento eletrônico com seus sites. A maneira mais fácil de fazer isso é através de software de comércio eletrônico ou processadores de pagamento de terceiros.
Alguns servidores de hospedagem oferecem um carrinho de compras interno ou integração com programas de e-commerce. Faça algumas pesquisas para garantir que você obtenha uma solução fácil de trabalhar e flexível o suficiente para atender às suas necessidades imediatas da empresa e no futuro também.
Em resumo: as empresas de comércio eletrônico precisam disponibilizar o processamento de pagamentos em seus sites, seja através de seu software de comércio eletrônico ou de um processador de terceiros.
6. Teste e publique seu site.
Antes de anunciar que o seu site para todo mundno, certifique-se de que ele funciona em todos os principais navegadores, como Internet Explorer, Microsoft Edge, Firefox, Safari e Chrome. Clique em cada página e recurso em cada navegador para garantir que as imagens sejam exibidas, os links estão corretos e o formato está correto. Isso levará algum tempo, mas o esforço que você coloca agora irá poupar reclamações futuras de visitantes que não conseguem acessar certos recursos.
Certifique-se também de que seu site seja exibido corretamente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esta etapa não deve ser negligenciada, pois o Google e outros mecanismos de busca migraram para a indexação mobile-first, que prioriza o desempenho da versão móvel do seu site, quando se trata de rankings de mecanismos de busca.
Outra característica importante a incorporar desde o início é um programa de análise de dados. Ao configurá-lo antes que o site esteja ao vivo, você poderá resolver quaisquer problemas e coordenar uma configuração adequada. Isto permite que você monitore o desempenho da página e determinar por que uma determinada página é bem sucedida ou sem sucesso com base em suas análises.
Você pode olhar para qual de suas campanhas de marketing estão mostrando mais conversões e examinar quaisquer métricas, como cidade, navegador, etc. para esclarecer como seu público está interagindo com seu site. Se você implementar a ferramenta de análise de desempenho do site após ele estar no ar, poderá perder dados valiosos e não terá como ver quais elementos do seu site são bem sucedidos ou mal sucedidos desde o início.
Dica: Teste sempre seu site e revise quaisquer erros antes de publicá-lo. Repita este processo cada vez que fizer atualizações significativas em seu site.
7. Divulgue nas mídias sociais.
Mídias sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn ou Pinterest são as melhores maneiras de aumentar seu alcance de audiência e manter os clientes atualizados sobre o que está acontecendo com sua empresa. Sempre que você atualizar seu site, poste sobre isso em suas mídias sociais — mas equilibre isso com engajamento genuíno do público.
Inclua também links para suas mídias sociais em seu site. Os lugares mais comuns para fazer isso são o rodapé ou a barra auxiliar (o menu extra no canto superior direito que muitas vezes contém links de login ou contato).
Em resumo: seu site é o centro de seus esforços de marketing digital, mas não existe no vácuo. Compartilhe seu site profissional em seus canais de mídia social para aumentar o tráfego.
8. Invista na otimização do mecanismo de busca (SEO).
Indexar o seu site para os principais mecanismos de busca ajudará a direcionar potenciais leads para sua página, assim como implantar uma forte estratégia de SEO em seu site. Parte desta estratégia envolve adicionar tags de título, meta descrições e URLs amigáveis, que ajudarão a garantir que você se classifique bem nos mecanismos de busca dos produtos ou serviços que você está tentando comercializar.
Construir palavras-chave relevantes em seu conteúdo desde as primeiras fases do seu site e ter um forte foco no SEO desde o lançamento do site, ajudará você a gerar tráfego no início.
À medida que você constrói seu site profissional, essas importantes táticas de SEO no local podem ajudá-lo a melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca como o Google:
- Escolha as palavras-chave certas. Selecione palavras-chave relevantes para o seu negócio e que seus potenciais clientes estão procurando online.
- Publique novos conteúdos. Publicando regularmente em um blog, adicionando ao seu site e atualizando seu conteúdo todos sinalizam aos mecanismos de busca que seu site é relevante para as palavras-chave escolhidas. Escolha tópicos relevantes para o seu negócio e emocionantes para que sua indústria se posicione e ao seu negócio como líderes de pensamento no espaço.
- Coloque links internos e externos. Links internos são os links nas páginas do seu site que levam a outras páginas em seu site, enquanto links externos são seus links para outros sites populares e de alta autoridade. Coloque esses links estrategicamente em todo o seu site. Certifique-se de que os links fazem sentido, se encaixam no contexto e fornecem valor ao leitor; caso contrário, os links poderão afetar o seu site negativamente.
- Otimize imagens. Comprimir imagens para que reduza o tempo de carregamento do seu site. Faça a mesma compressão com os vídeos, certificando-se de que carreguem rapidamente e não diminua a velocidade do seu site. Os metadados das imagens, como tags e legendas, também são uma oportunidade de trabalhar em suas palavras-chave e dizer aos mecanismos de busca sobre o que são as imagens.
- Maximize a velocidade do seu site. As páginas devem carregar o mais rápido possível; dentro de alguns segundos é ideal. Você pode usar verificadores de velocidade de site gratuitos, como o PageSpeed Insights do Google, para ver se seu site está funcionando de forma ideal.
Em resumo: Invista em SEO para melhorar os rankings dos mecanismos de busca do seu site, impulsionando assim mais tráfego para suas páginas e ampliando a conscientização da marca.
9. Mantenha seu site.
Manter-se relevante é importante, por isso atualize seu site com frequência com posts de blog sobre eventos atuais do setor, novos produtos e ofertas e notícias da empresa para manter os visitantes voltando ao site.
Também verifique o seu site pelo menos mensalmente para garantir que seu software e todos os complementos estejam atualizados. Caso o seu software não esteja atualizado, ele corre o risco de ser hackeado, mesmo que a segurança da sua hospedagem seja forte. Se você não tiver tempo para fazer isso sozinho, delegue a tarefa a um funcionário confiável ou a um gerente de site freelance.
Iniciar um site para o seu negócio é um investimento de baixo custo que irá ajudá-lo a estabelecer credibilidade e alcançar uma base de clientes mais ampla do que você jamais poderia através de técnicas tradicionais de marketing. Se você mantiver seu site atualizado com conteúdo em alta, de qualidade e for rápido para resolver questões técnicas, você nunca terá que se preocupar em “não existir” para seus clientes atuais e futuros.
Dica: Mantenha seu site atualizado com conteúdo de qualidade e informações oportunas para garantir que ele permaneça profissional e lembrado pelo seu público.