Se a sua pequena empresa chegou tão longe sem um site, você deve estar se perguntando: eu realmente preciso de um site para o meu negócio? Qual é o ponto se o meu negócio já é bem sucedido sem um?
A resposta curta é que nunca houve um momento melhor ou mais importante para investir em um site para o seu negócio. Um site oferece uma grande variedade de benefícios para pequenas empresas, e a maioria desses benefícios aumentam de valor exponencialmente ano após ano, assim como a própria Internet.
Não está convencido? Coletamos dez dos maiores benefícios que sua pequena empresa pode receber até mesmo de um site simples.
Dez razões pelas quais você precisa de um site para o seu pequeno negócio
1. Um site faz sua pequena empresa parecer profissional
84% dos consumidores de hoje acham que um site torna seu negócio mais confiável do que empresas que só têm perfis de mídia social. Seu site também é o lugar perfeito para mostrar quaisquer certificações profissionais ou prêmios que seu negócio tenha.
Além disso, ter seu próprio site permite criar um endereço de e-mail de marca (por exemplo, maria@seu-site.com) que adiciona um nível de profissionalismo a todas as suas correspondências, especialmente se você usou um endereço de e-mail pessoal para conduzir negócios até agora.
2. Seu site pode atrair novos clientes através do Google
Você pode estar feliz com o tamanho atual do seu negócio, mas toda pequena empresa uma hora aumenta o volume de negócios. Para incentivar o sucesso contínuo, você precisa atrair novos clientes, e uma das melhores maneiras de fazê-lo é se tornando visível no Google. Um site bem otimizado pode ajudar seu negócio a se classificar bem para uma variedade de termos de pesquisa e atrair um fluxo constante de novos clientes. Existem várias ferramentas gratuitas de SEO que facilitam a otimização do seu site sem qualquer treinamento prévio.
3. Mostre claramente seus produtos e serviços
No site da sua empresa você pode mostrar aos clientes potenciais o que eles vão conseguir quando trabalharem com você, exibindo fotografia de alta qualidade em seu site.
Você também pode usar o design do seu site, juntamente com as imagens em destaque, para dar às pessoas uma noção de como é entrar em sua localização física. Isso funciona particularmente bem se sua marca estiver intimamente ligada à “sensação” de sua localização, como o restaurante canadense Stormcrow Manor.
Outra coisa que você pode fazer é publicar informações importantes sobre seus produtos e serviços em seu site para ter certeza de que você está atraindo os clientes certos. Por exemplo, se você dirige um restaurante,você pode querer marcar quaisquer itens em seu menu que são sem glúten para que as pessoas com Celiac ou outras condições que tornem o glúten perigoso saibam que podem comer em seu estabelecimento.
4. Você pode exibir suas melhores avaliações e depoimentos com destaque em seu site
Exibir suas melhores avaliações e/ou depoimentos com destaque em seu site é uma ótima maneira de estabelecer provas sociais. Isso pode vir na forma de depoimentos pessoais de clientes, como esta revisão no site da organização sem fins lucrativos STEAMLabs:
Se o seu negócio apareceu em artigos de jornais ou blogs locais populares, você também pode apresentá-los, como a Stormcrow Manor fez abaixo:
Publicar suas melhores avaliações em seu site também serve ao propósito secundário de criar um arquivo permanente. Isso significa que, mesmo que sites de revisão de terceiros fechem em algum momento no futuro, você ainda terá acesso às suas melhores avaliações.
5. Um site pode incentivar os clientes a entrar em contato com você
Um site é um ótimo lugar para disponibilizar suas informações de contato facilmente para potenciais clientes. Você pode até mesmo publicar suas informações de contato em um cabeçalho ou rodapé para que ele apareça em cada página. Snakes and Lattes, uma pequena cadeia de cafés de jogos de tabuleiro, colocou números de telefone para todos os quatro de seus locais em seu site footer:
Os modernos construtores de sites (mais sobre aqueles em um pouco) também facilitam a criação de um formulário de contato,que pode proteger o e-mail da sua empresa contra spam.
6. Você pode integrar seu site com o Google Maps para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente
Um site permite incorporar mapas diretamente em seu conteúdo. Algumas empresas, como o STEAMLabs, têm um mapa incorporado diretamente em sua página inicial:
Um mapa incorporado facilita para pessoas que não passam muito tempo na sua área para encontrar o seu negócio. Isso é particularmente ótimo se você sediar eventos, pois eles podem atrair pessoas que de outra forma não passariam tempo no bairro em que seu negócio está.
7. Seu site estabelece seu lugar na indústria
Se seus concorrentes ainda não estiverem online, provavelmente serão em breve. Estabeleça-se como um líder em sua área, construindo um site de alta qualidade primeiro.
Se seus concorrentes estiverem online, você tem um tipo diferente de oportunidade: você pode construir um site completamente diferente dos sites de seus concorrentes, mostrando aos potenciais clientes o que faz sua empresa se destacar.
8. Um site não é mais intimidador para criar e gerenciar
Construtores de sites modernos como Squarespace e Wix facilitam a construção de um site atraente e amigável para dispositivos móveis sem qualquer conhecimento de código. Até o WordPress, a maneira mais popular de fazer um site, passou para um editor de blocos:
Em outras palavras, nunca foi tão simples criar um site funcional e esteticamente agradável.
9. Um site garante seu sucesso a longo prazo
Em 2020, quase 4,54 bilhões de pessoas (59% da população global) usam a Internet, e mais e mais pessoas estão ficando online.
Sem um site, seu negócio é invisível para essas pessoas. À medida que avançamos ainda mais na era digital, seu negócio se tornará invisível para todos, a menos que você invista em um site.
Então, para se manter competitivo neste mundo cada vez mais digital, seu negócio precisa ficar online.
10. Você pode obter todos esses benefícios sem gastar uma fortuna
Construir um site não é apenas mais fácil do que costumava ser; também é mais acessível. Se você estiver disposto a seguir uma abordagem DIY simples e não técnica, você pode construir um site por apenas US$ 70 por ano.
WordPress, que novamente é a maneira mais popular de construir um site, é 100% gratuito para o software principal. Se você adicionar um tema gratuito do WordPress como Neve ou Hestia e hospedagem de sites baratos,você pode estar funcionando a um custo muito baixo.
Então, preciso de um site para o meu negócio? O veredicto final
Espero que agora você já tenha percebido que a questão não é “preciso de um site para o meu negócio”, mas “posso me dar ao luxo de não ter um site na era digital”. E a resposta, se você quiser continuar prosperando a longo prazo, é não. Um site é um dos melhores investimentos que qualquer empresa pode fazer em seu futuro.
Se você está pronto para começar com um site para sua pequena empresa, confira nosso tutorial simples passo a passo sobre como fazer um site com o WordPress. Mais uma vez, o WordPress é a maneira mais popular de construir um site – ele alimenta mais de um terço de todos os sites na Internet. Também é acessível e acessível a usuários não técnicos, o que é uma grande parte do porquê é tão popular.
Por fim, se você tiver alguma dúvida sobre como lançar um site para sua pequena empresa, pergunte na seção de comentários abaixo!