Todos nós já passamos por isso.
Seu negócio está ou indo bem e você quer aumentar a quantidade de vendas, ou não está indo bem e você quer mudar isso.
Então, está pensando se realmente precisa de um site? E se você já tem um, você pode fazer algumas pequenas mudanças nele para ajudar a aumentar as vendas na internet?
A resposta é 100% sim!
Antes de iniciar e gastar milhões de reais em seu site, há alguns princípios básicos que você precisa saber que ajudam os sites a aumentar as vendas online.
Precisa também saber COMO você vai implementar os princípios que eu tratarei neste artigo.
Aqui está tudo o que você precisa saber.
Até o final deste artigo, você saberá o que faz um site ter um bom desempenho online e como construir um site que traga vendas para o seu negócio.
O que eu vou falar se aplicará tanto a sites institucionais, sites para catálogo, ou e-commerces.
O que faz um bom site aumentar suas vendas
- Nome de domínio
- Logotipo
- Design
- Velocidade
- Chamada para ações
- Conteúdo de qualidade (+blog e newsletter)
- Incentivos
- Opiniões
- Facilidade de pagamento
- Políticas de reembolso
- Opções de entrega (+entrega grátis)
- Clientes fidelizados
- Conclusão
Sim, são muitas informações!
É por isso que os designers de sites existem e há muitos por aí que você pode contratar para ajudar com o seu site.
As informações deste artigo também o prepararão para analisar sites, para que você possa contratar um web designer para construir e saber se todas as estratégias que fazem um site bem-sucedido são implementadas.
Isso não quer dizer que você não pode construir um site bom e competitivo, especialmente depois de concluir este artigo.
Sobre os princípios que fazem um site bem sucedido…
Um bom nome de domínio
O que é um nome de domínio? Um nome de domínio simplesmente significa o endereço do seu site, ou seja, o que você digita na barra de endereços do seu navegador (URL) para acessar um site na internet, como google.com – que é um nome de domínio.
Seu nome de domínio deve corresponder exatamente qual é o nome da sua empresa, então se você tem um negócio chamado O Meu Website, você deve registrar omeuwebsite.com.br.
No entanto, omeuwebsite.com.br já está registrado:
Como é que eu sei isso?
Fui ao Registro.br e procurei o nome de domínio que eu queria.
Quando o nome de domínio que você gostaria de ter não está disponível, você pode:
- Entrar em contato com o proprietário do nome de domínio, através da GoDaddy (ou você pode encontrar o registrador e contatá-los diretamente para entrar em contato com seu cliente e ‘intermediar’ o nome de domínio). Nomes de domínio podem ser vendidos por qualquer lugar entre R$100, até R$100.000, dependendo do nome de domínio e o quão popular ele é.
- Encontre outro nome de domínio semelhante e que esteja disponível.
Você pode passar muitas horas encontrando o nome de domínio perfeito, mas a melhor coisa a fazer é encontrar o nome de domínio e comprá-lo ao mesmo tempo que você decide o nome da sua empresa.
Ao comprar um nome de domínio, você pode escolher entre .com, com.br, .net., .adv.br, entre outros. No entanto, as extensões .com.br e .com são o que as pessoas estão mais familiarizadas.
Quanto custam os nomes de domínio?
O domínio .com.br é R$ 40 por ano no Registro.br. Eu recomendo a Registro.br pois é onde são oficialmente registrados todos os domínios .br no Brasil. Ou seja, caso você adquira o domínio por outra empresa, ela será apenas a intermediária entre você e a Registro.br.
Logotipo
Seu logotipo é uma parte muito importante do seu negócio. Ter um logotipo permite que as pessoas reconheçam sua empresa onde quer que a vejam.
O logotipo será utilizado em sua publicidade, em timbres, cartões de visita e muito mais – ou seja, todas as formas de mídia com as qual seus clientes entram em contato com a sua empresa.
É sobre o reconhecimento instantâneo da sua empresa.
O reconhecimento também vem de mãos dadas com consistência. Isto porque, se você estiver usando uma fonte diferente para o seu logotipo um dia e um esquema de cores diferente no próximo, as pessoas ficarão confusas e podem ser que não identifiquem a sua marca à empresa que estão acostumadas.
Use exatamente o mesmo logotipo para tudo para ajudar a evitar confusão. Pode parecer óbvio, mas já vi muitas empresas que têm um certo logotipo em seu site e outro em suas vans.
Design
O design do seu site é absolutamente crucial para a empresa. Todos os designs do site devem:
- Ser consistente com seu logotipo: em termos da fonte em seu logotipo e do esquema de cores.
- Ser limpo e organizado: muitos sites recheam muitas informações e botões em uma pequena área, quando na verdade “menos é mais” com o design do site. Muitas opções confundem as pessoas e elas vão sair instantaneamente.
- Capturar a atenção em menos de 7 segundos: A regra de 7 segundos simplesmente significa que você precisa capturar a atenção de uma pessoa em 7 segundos para mantê-la em seu site. Se você é uma construtora, basta uma animação que demora pouco para carregar e que menciona claramente o que você faz – basta dizer “somos uma construtora na [área]” e “somos especializados em construir escritórios para clientes comerciais” – isso é um bom começo!
- Use 3 cores no máximo: Fique longe das cores do arco-íris – seu site deve usar cores que funcionam bem juntas, como azul e cinza ou vermelho e preto ou roxo e amarelo.
- Use títulos distintos: A separação do seu conteúdo é importante com o uso de títulos e eles devem ser curtos e “ao ponto” para descrever os parágrafos abaixo dele.
- Seja amigável para dispositivos móveis: Esta é a parte mais crucial do design do seu site. Seu site deve ajustar-se automaticamente à medida que você encolhe seu navegador, e adaptar-se ao tamanho da tela de um smartphone para permitir que as pessoas naveguem no seu site usando apenas o polegar. Se eles precisarem ampliar para ler conteúdo – você falhou. Ter um site para dispositivos móveis também aumenta seu ranking no Google quando as pessoas estão procurando por empresas como a sua no Google em seu celular.
- Faça com que seja óbvio como entrar em contato com você: Ter seus dados de contato na parte superior e inferior do seu site é crucial. Em um celular, os usuários não vêem todo o seu site como eles fazem em um desktop e quando eles precisam de seus dados de contato para ligar, é vital que eles sejam rápidos para chegar e eles nem precisam clicar para encontrar seu número de celular e endereço de e-mail. Pense em seus usuários e como eles se comportam!
- Tenha um processo de checkout fácil de usar: Se você tem um site de e-commerce, gaste muito tempo no seu processo de checkout e como as pessoas adicionam produtos ao seu carrinho. Isso tudo deve levar segundos para o cliente completar seu checkout. As taxas de abandono de carrinhos são cerca de 76%, por isso você não deve dificultar o processo para o cliente.
- Não use popups: Se você quiser assinantes, encontre uma solução mais criativa, como um botão durante o checkout para assinar automaticamente em sua newsletter e obter um desconto para sua próxima compra. Popups desaceleram sites, eles são irritantes e eles realmente impactam negativamente seu ranking no Google. Se os visitantes estão deixando seu site porque você tem muitos anúncios e popups em seu site, o Google saberá e você cairá no ranking.
- Tenha um certificado SSL: Isso não é necessariamente um aspecto de design, mas isso ajuda a criptografar seu site e proteger as informações dos clientes enviadas a você através do seu site. Um certificado SSL também exibe o ícone de cadeado verde no navegador quando as pessoas estão em seu site, ajudando a construir confiança em seu site.
Velocidade
Sente a necessidade de velocidade? Seus visitantes definitivamente sim! Eis por que…
A velocidade é um dos fatores que determinam a classificação do seu site no Google. Além disto, conforme o levantamento feito na pesquisa Google/SOASTA Research, 2017, o tempo de carregamento ideal para uma página é de até 3s. Nesse cenário, o índice de bounce rate, que é a taxa de rejeição da página pelo usuário, corresponde a 32%. Já se o tempo variar entre 1s e 10s, a chance de que ele desista da espera passa para 123%.
O tamanho das imagens e os arquivos carregados enquanto o usuário acessa o site alteram a velocidade de carregamento do site. Mas podem ser ajustados com minificação do seu CSS (nós amamos o plugin Hummingbird WordPress para isso) ou reduzição do tamanho das imagens (adoramos o plugin Smush WordPress para isso).
Outro fator que impacta a velocidade de carregamento da página é a forma como o site foi desenvolvido, ou seja, a falta de otimização nos códigos. Por isso, é importante utilizar ferramentas de desenvolvimento que tenham a preocupação de garantir uma resposta rápida ao usuário.
Pode parecer muita coisa e de difícil implementação, mas um bom designer de site saberá como corrigir a maioria ou todos esses problemas e aumentar a velocidade so seu site.
No entanto, a velocidade de páginas não é apenas sobre o seu ranking do Google. Trata-se de dar aos seus visitantes uma ótima experiência quando acessam o seu site, pois um site de carregamento lento resultará em uma grande quantidade de pessoas saindo para o concorrente e deixando de comprar com você.
Portanto, não deixe de verificar qual é a sua velocidade de página e otimizar seu site para melhorá-lo.
Chamada para Ações
É essencial que o seu site tenha chamadas para ações, ou seja, botões que instigam o usuário a clicá-los, afinal, o objetivo final do seu site é conseguir o contato do seu potencial cliente!
De nada adianta você gasta todo esse tempo escrevendo sobre como seu produto é incrível, mas se você não adicionar um botão ou um link em qualquer lugar do seu site para levar as pessoas à página onde elas podem comprar seu produto ou entrar em contato com você para saber mais, você estará perdendo.
Pode soar básico e como senso comum! Mas muitos sites erram.
Chamar para ações, em última análise, dar às pessoas um propósito de fazer outra coisa em seu site, como quando as pessoas chegam ao fundo da sua página web, seus pensamentos são ‘o que agora?’ e se não há nada óbvio para fazer… Clique! E eles se foram.
Conteúdo de qualidade (+blog e newsletter)
Existem milhões de sites na internet, mas você só volta para alguns deles regularmente, como BBC News, Facebook, Instagram ou YouTube, e isso é porque eles estão constantemente fornecendo valor – eles estão lhe dando informações boas e de qualidade para consumir.
A BBC News mantém você atualizado com o que está acontecendo no mundo. O Facebook mantém você atualizado com o que seus amigos estão fazendo. Instagram vamos ver o que seus ídolos e celebridades favoritas estão fazendo. O YouTube ajuda você a aprender coisas novas e a se divertir com vídeos engraçados de gatos (ESPERE – antes de clicar nesse link e você descer por um buraco de coelho de vídeos de gatos do YouTube, não deixe de continuar lendo este artigo mais tarde do que fechá-lo sem pensar porque você ficou entediado – há conhecimento a ser adquirido).
Desde que o Google mudou o de seus algoritmos, o conteúdo tem sido o fator mais alto no Google. Está escrevendo artigos aprofundados sobre um tópico (como este artigo que você está lendo). Eu realmente entro em grande detalhe em cada ponto porque ele fornece valor. Ele responde a todas as perguntas que você tem (pelo menos eu tento de qualquer maneira!).
Quando você faz isso, as pessoas ficam mais tempo na página e não precisam clicar no botão de trás para ir a outro site para encontrar uma resposta melhor. Você tem tudo o que precisa em uma página.
É isso que o Google quer.
Eles querem que você digite algo no Google e encontre a resposta que você quer em segundos.
Eles querem que todos os sites sejam úteis! Eles classificam seu site mais alto se você se esforçar para escrever conteúdo útil!
Eu não estou dizendo que você precisa começar um blog, mas se você é um negócio, basta responder tudo o que um cliente pode estar procurando na página. Se você é um engenheiro de encanamento e aquecimento, você pode me fornecer um plano mensal de pagamento? Você cobra por chamadas? Posso obter uma citação instantânea on-line? Pode me ligar de volta? O que posso fazer para evitar que minha caldeira caia no inverno?
Todas as informações que seus clientes precisam desesperadamente – dê-as.
Se você pode dar-lhes um preço, então e ali, fazê-lo!
Pare de deixar de fora informações em seu site na esperança de que eles vão chamá-lo para fazer perguntas. As pessoas saem porque não encontraram o que estão procurando.
Seja útil para seus visitantes – é a regra número um com classificação no Google e ter um site de sucesso.
Incentivos
As pessoas adoram ofertas, e se o seu negócio é adequado para oferecer descontos, é uma ótima maneira de trazer alguns clientes extras.
Você pode oferecer um desconto exclusivo online. Carphone Warehouse fazer isso brilhantemente; eles lhe dão muito que você só pode resgatar online e você não quer perder a oportunidade, então você vai em frente (como eu fiz com meus últimos 3 contratos de telefone celular).
Como antes, há uma alta taxa de abandono de carrinhos em sites de comércio eletrônico e você pode obter uma ferramenta para o seu site WordPress que pode permitir que você ofereça incentivos para que seu cliente volte e termine seu processo de checkout.
Também é importante seguir o exemplo com descontos festivos e descontos na Black Friday, pois as pessoas esperam o ano todo pelas vendas de janeiro ou pela Cyber Monday para aproveitar os preços mais baixos – há uma razão pela qual as pessoas nos EUA gastaram 7,4 bilhões de dólares em 2019.
Se você puder ajudá-lo, não use contagem regressiva para forçar as pessoas a comprar. As pessoas são sábias com isso agora e sabem que se baterem na atualização, a contagem regressiva magicamente reinicia – que tal isso!
Opiniões
As críticas são uma maneira inacreditável de construir confiança no seu negócio.
Como você recebe críticas e onde você deve recolhê-las?
Você deve criar uma listagem do Google Maps se você ainda não fez isso e incentivar os clientes a escrever comentários lá, pois outros potenciais clientes verão as avaliações que outros clientes postaram, e isso realmente ajuda com sua decisão de clicar no seu site ou entrar em contato com sua empresa.
Um benefício paralelo é que se você tem uma listagem do Google Maps e ela é bem otimizada e você está recebendo um monte de avaliações, ele pode ajudá-lo a subir muito rapidamente nos rankings do Google Maps e nas páginas gerais de resultados de pesquisa do Google.
Outra forma de coletar comentários é através da sua página no Facebook. Isso é ótimo porque se você está conectado com seus clientes no Facebook, você pode apenas colar o link para a sua seção de comentários da sua página do Facebook e eles não precisam sair da plataforma para postar um comentário, o que significa que é mais provável que você obtenha comentários, pois as pessoas não estão realmente saindo do seu caminho para postar um comentário em sua página.
Depois de coletar algumas avaliações, crie uma página de Depoimentos em seu site e cole as avaliações lá e também vincule-se diretamente à sua página do Facebook e à listagem do Google Maps para provar que você não fez apenas esses comentários – como muitos sites fazem.
Uma nota lateral: Não publique comentários sobre o seu próprio negócio. O Google vai perceber isso e penalizá-lo por isso.
Certifique-se de colar algumas avaliações em seu site também, para que as pessoas não precisem clicar na página Testemunhos para ver o que as pessoas disseram. Isso ajuda a construir confiança em qualquer página do site.
Facilidade de pagamento
Dê às pessoas a capacidade de pagar via PayPal ou por cartão de crédito/débito diretamente em seu site sem ser redirecionado para outro lugar, para então retornar.
A Stripe permite que você faça isso e suas taxas de transação são extremamente generosas, começando em 1,4% + 20p por transação.
Quando se trata da parte mais importante de um site de e-commerce (o pagamento), ele precisa ser limpo. Então, quanto mais fácil é para eles pagarem, ou seja, fazer tudo na mesma página em que estão atualmente é a melhor maneira de evitar um carrinho abandonado.
Também seja o mais transparente possível antes que os clientes passem pelo seu checkout. 55% dos compradores dizem que impostos inesperados, taxas de envio ou taxas ocultas são a razão pela qual saem do site.
E se seus clientes não puderem comprar o que está em seu checkout?
Klarna é uma solução rápida, para cima e para a próxima “compre agora pague depois” para os clientes e eles até têm um plugin WordPress. A Klarna procura cobrar, como proprietária do negócio, 1,9% + 20p por transação e cobra do cliente 18,9% de APR e o cliente tem entre 6 e 36 pagamentos para pagar seu produto/serviço. A grande coisa é que você é pago adiantado, enquanto o cliente paga Klarna diretamente.
Não sou afiliado à Klarna, mas é uma instalação que vi em muitos sites importantes agora e como estamos nos tornando uma economia mais baseada em crédito a cada dia, esta é uma ferramenta que os clientes vão adorar ver e podem eventualmente esperar ver em sites.
Políticas de reembolso
Não há nada melhor do que a paz de espírito que se você não gosta do produto, você pode devolvê-lo – especialmente se for um produto de alto valor.
Oferecer uma garantia de devolução de dinheiro de 14 dias se não houver nada de errado com o item pode ser oferecido, mas se o item estiver com defeito, por lei o cliente tem até 30 dias para devolvê-lo.
As garantias de devolução de dinheiro ajudarão a aumentar suas vendas e se um cliente deseja devolver um item, é uma ótima oportunidade para você perguntar ao cliente onde você errou e como você pode melhorar, e você pode até mesmo ver se eles podem estar interessados em outros produtos que você tem (com um desconto como um pedido de desculpas).
Se você está recebendo um monte de retornos, você simplesmente não pode culpar os clientes. Você tem que olhar profundamente no processo de vendas ou no processo de envio (já que os itens podem estar sendo danificados em trânsito todas as vezes), por exemplo. Pergunte ao seu cliente! Eles não se importam se você fizer isso de uma forma não gerada automaticamente, ou seja, um telefonema pessoal.
Opções de entrega (+entrega grátis)
Alguns anos atrás, todas as lojas de e-commerce podiam cobrar £4.99 pelo frete do dia seguinte e nós pagaríamos.
Agora, com o Amazon Prime, as pessoas esperam frete grátis e para que ele seja entregue no dia seguinte.
Essa simples mudança colocou muitas empresas fora do negócio, pois não podiam competir com a Amazon.
Com meus clientes, oferecer entrega gratuita, mas o item que chega alguns dias depois é muito aceitável – os clientes não se importam com isso, desde que você diga que levará alguns dias para chegar ao cliente. Você ainda pode oferecer no dia seguinte frete pago no caixa.
É tudo sobre opções!
Dar aos clientes opções de “sim” ou “não” resultará em vendas muito menores do que “você gostaria da opção A ou opção B?’. Eles são mais propensos a dizer uma opção do que não querer nenhuma opção. Isso também se aplica a qualquer conversa sobre vendas.
Clientes fidelizados
Esta é sua linha de receita mais importante. Porque?
Seus clientes já conhecem você e compraram de você. Eles são tão quentes de uma pista como eles vêm. Você pagou pelo marketing para adquirir esses clientes, então não deixe de chegar até eles com seus outros produtos – eles podem estar interessados! Eles podem te agradecer por estender a mão, pois eles estão procurando por um produto como esse!
Muitas empresas se concentram em conseguir mais novos clientes o tempo todo, quando a maior parte de sua receita pode vir de negócios repetidos.
É importante nutrir seus clientes existentes.
Como você faz isso?
Envie-lhes cartões de Natal, amostras grátis, oportunidades de competição, informações úteis, cupcakes, etc.
Há tanto que você pode fazer para se destacar ainda mais como uma empresa para seus clientes existentes.
Sua melhor ferramenta de marketing até hoje é realmente o boca a boca. Marketing é sobre ganhar novos clientes, mas fazer um processo de vendas eficaz e nutrir seus clientes existentes resultará em boas recomendações boca a boca e não custa nada para seus clientes mencionarem você em uma conversa com seus amigos, mas leva muito tempo e um pouco de dinheiro para chegar a esse ponto.
Conclusão
Tenha um ótimo endereço de site, tenha um logotipo exclusivo da sua empresa e seja consistente, tenha um site bem projetado, certifique-se de que seu site carrega rapidamente, adicione chamada a ações para cada página para incentivar as pessoas a fazer algo ao chegar na parte inferior da página, escrever conteúdo muito útil, oferecer incentivos para as pessoas comprarem de você, obter avaliações de clientes para que as pessoas possam confiar em você, oferecer várias maneiras de pagar (sem sair do site, se possível), oferecer a capacidade de devolver seu produto/serviço e devolver o dinheiro ao cliente, oferecer entrega gratuita e uma opção de entrega paga e, acima de tudo, nutrir seus clientes existentes, pois eles serão leais ao seu negócio e eles farão o seu marketing para você!
Espero que você tenha gostado deste artigo e não deixe de compartilhá-lo em suas mídias sociais, pois essas informações podem ajudar alguém que você conhece.